terça-feira, 15 de abril de 2008

Etanol: o novo vilão


O mundo poder ter mais 100 milhões de pobres. E o culpado? O Etanol, segundo o Banco Mundial (BIRD) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). Isso mesmo, o combustível que o Lula quer transformar em commoditie (produto primário que tem cotação e padrão internacional) , e espera resolver as dores do mundo (emissão de gás carbônico e demanda energética).

O Bird e o FMI alegam que a inflação nos alimentos, 83% desde 2005, é gerada pela expansão da produção do Etanol, principalmente, a dos EUA e da Europa, à base de milho. Por enquanto, a brasileira ainda está na forma "correta" por ter a cana-de-açúcar como matéria-prima. A primeira quase não tem efeitos na redução de emissão do gases do efeito estufa, já a segunda tem uma forte contribuição na diminuição.

Entretanto, o dilema é o seguinte: Produtores estão usando terras para produzir milho (para o Etanol) que antes eram cultivadas na produção de alimentos. Assim, a oferta de subsídios agrícolas no mercado reduz e os preços elevam-se e entram em processo de inflação. Preços maiores, os consumidores com renda baixa começam a ter menos acesso à alimentação e ficam em estágio considerado de pobreza.

Mesmo com o alerta das autoridades financeiras mundiais, esse cenário não mudará. EUA e Europa precisam de uma alternativa energética para reduzir a dependência de petróleo e, até agora, só o Etanol pode fazer isso.


Supersimplificando
: Estão trocando a comida pelo dinheiro.


Foto: Kris (Creative Commons)

2 comentários:

Unknown disse...

eu não consigoooooo!!! isso é mto chato como tu aguenta.. e tb não entendo como tu consegue...hauahuahaua

=P

Ton-Kun disse...

Achei boa a sua colocação sobre a troca de alimentos por combustível. O pior não é somente o empobrecimento, mas o perigo que surge sempre que tomamos iniciativa e combustível. Ficar de olho.